Evento

OBJETIVO/ RELAVÂNCIA

O propósito do VIII CINCCI é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias (comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, diante dos novos desafios impostos pelas mudanças de patamar das tecnologias de comunicação, dos avanços da inteligência artificial e da internet das coisas.

Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005. Nascido no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de Comércio e Cidade – LABCOM, apresenta-se como o único evento nacional a tratar da relação comércio, serviços e cidade junto a área do conhecimento da Arquitetura e Urbanismo. A relevância dos estudos sobre as atividades terciárias e a cidade se manifesta, fundamentalmente, pela função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e serviços que exercem, pela vitalidade urbana que promovem e pelo fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros, tão desejados e valorizados.

Os CINCCI’s têm reunido pesquisadores de diversas universidades públicas e privadas que se dedicam ao estudo dessa temática, abrindo espaço para estudantes de pós-graduação e de graduação, sempre buscando a participação de profissionais dessa área do conhecimento visando aproximar a academia à sociedade.  O caráter transdisciplinar que envolve os eventos “comércio e cidade”, se evidencia pela crescente participação de pesquisadores e palestrantes de outras áreas do conhecimento como geografia, turismo, economia, antropologia, história urbana, design, administração e marketing, dentre outras. O evento já foi realizado em São Paulo, Uberlândia, Porto Alegre e virtualmente a partir de Fortaleza, e tem recebido auxílio de Instituições como FAPESP, CNPQ, CAPES, SEBRAE, das Universidades receptoras do evento e das demais universidades de origem da comissão organizadora.

Os anais dos eventos anteriores e o e-book ‘Terciário, arquitetura e cidade na era digital: permanências e transformações’ estão disponíveis para livre acesso no site do LABCOM  www.labcom.fau.usp.br, e no site www.comercioecidade.com .

HISTÓRICO/ ANAIS

I CINCCI – 2005 – São Paulo/ SP

II CINCCI – 2008 – São Paulo/ SP

III CINCCI – 2010 – São Paulo/ SP

IV CINCCI – 2013 – Uberlândia/ MG

V CINCCI – 2016 – São Paulo/ SP

VI CINCCI – 2018 – Porto Alegre/ RS

VII CINCCI – 2020 – Fortaleza/ CE | Caderno de Resumos e Programação

rodape